O que é o Beach Tennis e quais os benefícios? Tudo sobre o esporte, como jogar e quais os melhores equipamentos

07/04/2022

O Beach Tennis ou Tênis de Praia é um esporte que vem ganhando espaço dentro do cenário esportivo brasileiro, pois o Brasil é um dos países que apresenta as melhores características climáticas para que o esporte seja praticado.

Além disso, o esporte também é citado pelos especialistas como uma atividade física completa, melhorando o bem-estar e a saúde dos praticantes.

Para que você entenda a grandiosidade do Beach Tennis, preparamos um post completo, detalhando as suas principais características e também mostrando os benefícios que o esporte é capaz de proporcionar.

O que é o beach tennis e qual a sua origem?

Um dos motivos de o esporte ser um dos que mais cresce no mundo está em suas características. O Beach Tennis é recente e o seu surgimento aconteceu na Itália, na província de Ravenna, em 1987, porém, somente em 1996 as regras foram padronizadas pela Federação Internacional de Tênis (ITF).

Um ponto interessante é que o conjunto de regras e as formas de praticar o beach tennis faz com que seja possível dizer que ele é uma mistura de tênis, vôlei de praia, badminton e frescobol. Porém, apesar das semelhanças, o esporte é diferente, começando pela raquete utilizada, que apresenta funções e características próprias.

Os jogos acontecem em uma quadra de areia nivelada, onde o objetivo principal é projetar a bola para o campo adversário, impedindo que a rebatida vindo do outro time faça com que a bolinha caia na areia. De um modo geral, as partidas são emocionantes e tanto os jogadores quanto aqueles que estão acompanhando o jogo se divertem bastante.

Tênis de praia no Brasil

No Brasil, basicamente, o esporte foi disseminado em meados de 2008, dado esse relatado pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT). A cidade que foi palco do início do esporte no país foi, é claro, o Rio de Janeiro.

Por mais que o Rio tenha sido o primeiro lugar onde o esporte passou a ser reconhecido, foi em Florianópolis que aconteceu o primeiro torneio oficial, que ocorreu em 2010 e teve a participação de apenas 36 atletas inscritos.

A partir daí, o esporte foi ganhando mais notoriedade no país e logo em 2017, em Niterói (RJ), ocorreu o maior evento de beach tennis do mundo, reunindo cerca de 700 atletas, incluindo amadores e também os que já eram considerados profissionais.

Recentemente, é possível ver a crescente criação de espaços voltados para a prática do esporte em cidades que não possuem praias, mostrando uma grande tendência de crescimento de adeptos.

Para se ter uma ideia, atualmente, o Brasil já conseguiu o título de campeão mundial várias vezes, somando o total de quatro ouros em Copas do Mundo de Beach Tennis. Além disso, o nosso país também apresenta o maior número de atletas amadores e profissionais do mundo, tendo um total de 400 mil jogadores.

Para se adequar às regras do esporte e também ao dinamismo das partidas, as quadras de Beach Tennis apresentam dimensões próprias que variam em jogos simples e também quando a partida é realizada em duplas, entretanto, o formato padrão da quadra é retangular.

Em jogos simples, ou seja, com a existência de apenas um jogador em cada área, as dimensões são: 16 metros de comprimento e 4,5 metros de largura. Agora, em jogos em duplas, o comprimento permanece o mesmo, porém, a largura passa a ser de 8 metros, dando mais espaço para que os jogadores possam realizar os golpes.

Diferenças com a quadra de tênis de campo

Foi possível perceber, por meio da apresentação das dimensões da quadra de beach tennis, que ela apresenta suas individualidades em relação a outros esportes semelhantes. Mas quais são as principais diferenças entre uma quadra de tênis tradicional para uma de beach tennis?

A primeira diferença é que as quadras de beach tennis são de areia, enquanto as de tênis tradicional podem ser saibro, de concreto, de grama e de carpete. Esse detalhe do piso já faz toda a diferença na dinâmica do jogo.

O segundo, já citado anteriormente, é em relação às dimensões. As quadras de tênis apresentam 23,77 metros de comprimento por 10,97 metros de largura, lembrando que em jogos simples, a largura passa a ser de 8,23m.

Por fim, as redes. No beach tennis, elas devem ficar a uma altura de 1,70m em todas as partes. Agora, no tênis de quadra, as redes apresentam 0,914 m de altura e são suspensas por dois postes de 1,07m.

Devido ao crescimento no número de adeptos do esporte, os materiais e tecnologias utilizadas na fabricação das raquetes de Beach Tennis estão trazendo cada vez mais conforto e aumento do desempenho aos jogadores.

Com isso, será comum encontrar uma variedade de tipos. Por isso, é de extrema importância que o jogador entenda muito bem sobre os detalhes e características dos materiais utilizados, pois será dessa forma que ele conseguirá encontrar a raquete ideal.

Como começar a praticar beach tennis?

O primeiro passo para começar a praticar é conhecer todos os detalhes do esporte. Desse modo, o iniciante saberá se realmente é uma prática que lhe interessa e se, realmente, trará a satisfação desejada.

A partir disso, é preciso buscar locais próximos que tenham uma quadra adequada e professores disponíveis para que as habilidades sejam aprendidas e aprimoradas. O tempo de evolução no esporte varia de pessoa para pessoa, sendo que os praticantes do tênis de quadra apresentam uma facilidade maior.

É indicado também que os jogos sejam realizados entre pessoas que estão no mesmo nível, pois assim todos conseguem aprender e evoluir dentro do esporte. Não se deve esquecer também que será importante um investimento inicial nos equipamentos e acessórios, assim como as raquetes.

Fonte: https://blog.boladetenisdelivery.com/

Julio Prusch

Fique por dentro!

Não perca! Preencha seus dados para receber ofertas exclusivas, notícias e atualizações via e-mail.

Entre em contato comigo

Por favor, preencha seus dados que entrarei em contato com você em breve. Seja um dos primeiros a conhecer notícias, informações e conselhos de projetos exclusivos no mercado imobiliário no Litoral gaúcho.

Rua Tapes, 1211
Ideal, Novo Hamburgo - RS